Estudos já publicados demonstraram que não há mais condições de se promover coronéis na Polícia Militar da Paraíba. Atualmente existem 85,7% a mais de coronéis na ativa do que o número previsto. Há uma previsão legal de 15 coronéis na PMPB e hoje já são 26, ou seja, 11 coronéis a mais. Caso ocorra essas promoções anunciadas chegaremos a 29, ou seja, quase o dobro do previsto na lei de organização básica da corporação. Decisões judiciais já definiram o tema, no máximo 30 dias e deve ir para reserva.
Tudo isto tem causando muita inquietação na grande maioria dos oficiais, trazendo revolta e desmotivação. O Governo do Estado precisa rever esses equívocos, sobre pena de incorrer em crimes de responsabilidade. Por tudo isso, renovamos nossa preocupação institucional com nossa corporação. As pessoas passam e nossa instituição continua, hoje com quase dois séculos de existência. Até onde e quando o Governador, o Tribunal de Contas e Controladoria Geral do Estado, irão ignorar este fato? Questiona o coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais.
No Corpo de Bombeiros - Também estamos recebendo muitas reclamações dos oficiais, principalmente os de postos inferiores, onde impera o desânimo e a desmotivação, também, pelo uso incorreto e imoral do instituto da agregação nas promoções dos oficiais. Estamos aguardando os documentos e logo que nos chegue, serão adotadas todas as providências legais para preservar a Lei e o processo de ascensão funcional dos nossos oficias do Corpo de Bombeiros, de forma a evitar o desânimo e a desmotivação na tropa, fatores que certamente prejudicam a sociedade e a prestação de serviços.